Massagem: saiba porque a prática pode te tornar mais saudável

Massagem: saiba porque a prática pode te tornar mais saudável

ESCRITO POR Gabriela Jaccoud

De forma geral, é de conhecimento das pessoas que as massagens relaxantes aliviam tensões musculares e cãibras. A prática aumenta a circulação sanguínea e auxilia na eliminação das toxinas do corpo e na remoção de resíduos que se formam nas fibras musculares, como o ácido láctico (o que contribui para a diminuição das dores musculares).

 

No entanto, esta incrível técnica (que apresenta diversas modalidades) pode ir muito além. Para começar, podemos citar que durante uma massagem, o cortisol, hormônio liberado pelo organismo quando estamos estressados, sofre uma redução considerável, ao mesmo tempo que  um outro hormônio, chamado ocitocina, é secretado em maior quantidade. A ocitocina diminui o estresse, combate a tensão muscular, auxilia no fluxo intestinal e estabiliza a pressão arterial. O aumento da dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer, também ajuda a explicar o relaxamento e o bem-estar sentidos pela pessoa depois de uma sessão.

 

Apesar da massagem proporcionar estes incríveis efeitos analgésicos e ansiolíticos, é importante mudar a visão de que uma sessão só deve ser feita quando se sente dor ou quando se está estressado. Na verdade, massagens também devem ser encaradas como forma de tratamento preventivo, pois é preciso atentar para o fato de que o estresse prolongado causa danos não apenas psicológicos mas, sendo crônico, pode também causar uma hipoatividade ou hiper-reatividade do sistema imunológico.

 

Este desequilíbrio acaba agravando condições tais como alergias, asma, gastrite, enxaqueca ou causando gripes, resfridos e outras doenças que encontram terreno fértil em um organismo vulnerável. Como se não bastasse, já foi comprovado que as massagens aumentam o número de glóbulos brancos no sangue, aumentando nossa defesa contra agentes nocivos. Por esta razão, podemos dizer que a massagem é um recurso que nos auxilia a sermos mais saudáveis.

 

Permita-se dispor de um tempo para cuidar de si! Busque desenvolver uma consciência maior em relação ao seu bem-estar. Além de você, seu trabalho e sua família irão se beneficiar do fato de você estar mais bem disposto e saudável.

 

Veja algumas manifestações que podem ser aliviadas ou tratadas através da massagem:

 

Sintomas físicos associados ao estresse como palpitações, perturbações digestivas e enxaquecas;

Sono excessivo ou episódios freqüentes de insônia;

Metabolismo lento;

Desmotivação e perda de forças para realizar as atividades cotidianas;

Cansaço ou esgotamento físico;

Fibroses;

Cervicalgias, Dorsalgias e Lombalgias;

Problemas emocionais;

Lesões por esforço repetitivo, como a tendinite;

Pele ressecada e/ou flácida, sem tônus;

Inchaços e desconfortos causados pelo mal funcionamento do sistema linfático.

 

 

Compartilhe nosso conteúdo com seus amigos

Deixe seu comentário

* Campos obrigatórios