Como os relaxantes musculares podem sabotar o seu treino?

Como os relaxantes musculares podem sabotar o seu treino?

ESCRITO POR Gabriela Jaccoud

Atire a primeira pedra quem nunca recorreu a anti-inflamatórios ou relaxantes musculares para acabar com as dores e tensões na musculatura. Seja por estar começando a praticar uma modalidade de alto rendimento, como o CrossFit, ou voltando para a academia, esses incômodos tendem a aparecer, principalmente se você não estava acostumado com a prática regular de exercícios físicos.

E apesar de populares, esses remédios podem anular todo seu desempenho e impedir que você melhore seu condicionamento físico. Mas afinal de contas, como os relaxantes musculares podem sabotar o seu treino?

ENTENDA O FUNCIONAMENTO DO RELAXANTE MUSCULAR

Sempre que nos exercitamos, micro traumas são formados em nossa musculatura. Esse procedimento é primordial para que ocorra a definição e hipertrofia nos músculos.

Porém, o processo é inibido ao ingerirmos remédios anti-inflamatórios, uma vez que esses medicamentos agem diretamente em nossas vias inflamatórias, reduzindo e impossibilitando o remodelamento muscular. Ou seja, todo o suor do dia anterior é desperdiçado.

Além de boicotar boa parte do seu treino, outras desvantagens e riscos que os relaxantes musculares podem gerar são:

  • Dependência
  • Sonolência
  • Tontura

 

ENTÃO, QUAL É A MELHOR MANEIRA DE LIDAR COM AS DORES MUSCULARES E EVITAR LESÕES?

A solução mais indicada para recuperar os músculos são as abordagens naturais, como massoterapia, acupuntura, alongamento e alimentação balanceada.

O alongamento pré e pós treino ajuda a promover a flexibilidade e possibilita uma maior elasticidade corporal. Seus efeitos são potencializados quando aliado com um aquecimento de 15 minutos.

As agulhas da acupuntura estimulam as terminações nervosas existentes na pele e nos tecidos subjacentes, principalmente os músculos. As mensagens geradas por esses estímulos deflagram efeitos importantes, tais como: analgésico, anti-inflamatório e relaxante muscular, além da ação sobre as emoções e sobre várias outras funções orgânicas.

Comer alimentos leves antes de ir para academia ou boxes de CrossFit, também pode ser uma ótima atitude. Dê preferência para bananas, cereais, linhaça e leguminosas antes do treino. Ao retornar, peixes ou carne brancas devem estar presentes no prato.

Já o tratamento contínuo a base de massagens desportivas e miofasciais, por exemplo, ajuda a aumentar a qualidade de vida e combater o estresse, diminuindo drasticamente os riscos de lesões e dores musculares.

Através de manobras de deslizamento (superficial e profundo), fricção, amassamento, percussão e vibração, o fluxo e circulação sanguínea aumentam, transportando mais oxigênio para nossos músculos, diminuindo a inflamação nas articulações.

A massoterapia também ajuda a liberar ocitocina e dopamina, hormônios do humor e bem-estar, sendo assim, uma forte aliada para quem não deseja sabotar seu treino.

Tomar um banho com água morna ou compressas de água quente na região dolorida também são ótimas alternativas aos relaxantes musculares e ajudam a promover um pequeno alívio instantâneo e diminuir as dores na musculatura.

Compartilhe nosso conteúdo com seus amigos

Deixe seu comentário

* Campos obrigatórios