Banho de floresta: saúde através do contato com a natureza. Conheça esta prática!

Banho de floresta: saúde através do contato com a natureza. Conheça esta prática!

ESCRITO POR Gabriela Jaccoud

(Entrevista com a naturóloga e fundadora do Oazen Spa, Gabriela Jaccoud. Originalmente publicada no site: www.conquistesuavida.com.br)

 

Com certeza você já ouviu falar em banho de mar, de rio, de chuva, sol e, até mesmo, de lua, não é? Mas… e banho de floresta? Você conhece? Estar próximo à natureza, respirar ar puro e bucólico, ouvir o canto dos pássaros… Tudo isso traz mais benefícios do que podemos imaginar! A prática, oriunda da cultura japonesa, tem como intuito promover a cura e o bem-estar através do contato com as plantas. Entenda mais como esse hábito (“lifestyle”) melhora consideravelmente a nossa qualidade de vida.

 

Caminhar próximo às árvores e sentir a brisa bater no rosto tem sua eficiência comprovada em uma pesquisa japonesa realizada pelo Centro de Meio Ambiente, Saúde e Ciências de Campo, da Universidade de Chiba. Os estudantes analisaram os níveis da pressão arterial, frequência cardíaca e do cortisol (hormônio do estresse) de pessoas que passaram 30 minutos do dia na cidade e compararam com os indivíduos que puderam passar esse mesmo tempo na floresta:

 

“Ambientes florestais promovem menores concentrações de cortisol, menor frequência cardíaca, pressão arterial, maior atividade do nervo parassimpático e a atividade do nervo inferior simpático do que ambientes da cidade“, divulgou o estudo concluindo os benefícios da natureza para a nossa saúde.

 

O banho de floresta e seus benefícios para a saúde

 

Segundo a naturóloga Gabriela Jaccoud, a ideia do banho de floresta não é exatamente realizar uma atividade física de impacto visando o emagrecimento ou fortalecimento dos músculos, mas uma atividade relaxante para desfrutar os benefícios da natureza. Veja outras dúvidas que a naturóloga esclarece sobre essa prática:

 

– Por que caminhar próximo à natureza pode trazer benefícios para a nossa saúde?

 

“Os praticantes do Forest Bathing fazem uma caminhada leve para explorar sensorialmente a natureza e desfrutar de suas vantagens: pausa no contato com ruídos estressantes (que dá lugar a sons suaves), inalação de ar puro, interação com o verde e demais elementos da natureza. Um aspecto interessante é o de que o aroma das florestas é algo mais do que simplesmente um estímulo fresco e agradável ao olfato. As moléculas voláteis liberadas por algumas plantas constituem os chamados óleos essenciais, que apresentam ação benéfica à nossa saúde.

 

Estudos apontam que, partir da inalação destas substâncias podemos obter (dentre outros benefícios) melhorias associadas às respostas do sistema imunológico. Além disso, esta imersão na floresta, já foi comprovado cientificamente, é capaz de desacelerar o sistema simpático, aquele responsável por reações de “luta ou fuga” e ligado ao mecanismo do estresse. Este fato traz consigo não somente ganhos associados ao bem-estar, como uma série de benefícios fisiológicos”

 

– Quais são as melhoras do nosso corpo com a prática?

 

“Redução de batimentos cardíacos, da pressão arterial, da atividade do nervo simpático e melhoria da atividade do nervo parassimpático, melhora o humor, aumento nos níveis de energia e disposição, aceleração dos processos de recuperação de doenças, clareza mental e melhora na capacidade de focar, aumento da atividade das células de defesa do organismo”

 

– Qual é o tempo ideal e a frequência?

 

“Após 30 minutos de exposição à natureza, já há redução do estresse, batimentos cardíacos e pressão arterial, o que sugere que não necessitamos de muito tempo para obter alguns benefícios do Forest Bathing. No entanto, a regularidade neste contato com a floresta é um fator importante no que se refere a melhorias imunológicas, estados de ânimo estabilizados e bem-estar geral, que começam a ser percebidos após a terceira semana. Frequências semanais são comumente adotadas por grupos que se associam para a realização da prática”, finaliza a naturóloga.

Compartilhe nosso conteúdo com seus amigos

Comentários (1)

Simone
Simone
06 de Julho de 2023 às 00:12

Olá!
Existe alguma programação para banho de floresta? O que me aconselha?
Meus olhos estão embolados de cimento.

Deixe seu comentário

* Campos obrigatórios