5 benefícios do óleo essencial de lavanda e dicas de como utilizá-lo

5 benefícios do óleo essencial de lavanda e dicas de como utilizá-lo

ESCRITO POR Gabriela Jaccoud

Na atualidade, o óleo essencial de lavanda (Lavandula officinalis) é um dos mais populares e mais utilizados no mundo. No entanto, suas poderosas propriedades antioxidantes, antimicrobianas, sedativas, calmantes e antidepressivas, tem sido utilizadas tanto de forma cosmética, quanto terapêutica, há mais de 2.500 anos. 

Confira 5 benefícios comprovados do óleo essencial de lavanda para a saúde e dicas de como utilizá-lo:

1. Melhora o humor e reduz o estresse

Um estudo realizado em 2015 no Hospital Qaem (PBUH), Irã, avaliou 50 pacientes que se submeteriam a um exame de colonoscopia. Os indivíduos do grupo experimental inalaram três gotas de óleo essencial de lavanda puro durante 10 minutos (pulverizadas usando um nebulizador), enquanto os pacientes do grupo controle inalaram cinco mililitros de água destilada da mesma maneira. O estudo revelou que o óleo essencial de lavanda reduziu significativamente o estado de ansiedade entre os pacientes do grupo experimental e sugeriu que a lavanda pode ser usada para o mesmo fim em outros contextos clínicos.

  • Dica: Para aliviar o estresse e melhorar o sono, coloque um difusor perto da cama enquanto você dorme ou na sala enquanto lê ou descansa à noite. Você também pode aplicar o óleo de lavanda topicamente atrás de seus ouvidos, 1 gota em cada lado (atenção: o óleo de lavanda é um dos únicos que pode ser aplicado diretamente sobre a pele, e isto somente se a mesma estiver ÍNTEGRA, nunca sobre lesões ou irritações. Ainda assim, utilize apenas 1 gota por área).

2. Melhora as funções cerebrais

Estudos realizados em ratos mostraram que a inalação de vapor de óleo essencial de lavanda pode ajudar a prevenir o estresse oxidativo do cérebro e melhorar a deficiência cognitiva, servindo como um tratamento natural para a doença de Alzheimer. Além disso, em 2012 o jornal suíço Molecules divulgou os resultados de um estudo que provou que o óleo de lavanda é uma opção de tratamento para disfunções neurológicas, como acidente vascular cerebral. Os pesquisadores acreditam que os efeitos neuroprotetores da lavanda estão relacionados ao fato de que seu óleo é capaz de aumentar a atividade dos antioxidantes mais poderosos do corpo.

  • Dica: Para ajudar o sistema nervoso com óleo de lavanda, utilize-o via inalação das seguintes maneiras: em difusores elétricos ou inalando diretamente no vidrinho ou em um pano embebido com algumas gotas ou então aplique-o topicamente (2 gotas) nas têmporas e punhos.

3. Cicatriza queimaduras e feridas

Amplamente conhecido por suas propriedades antimicrobianas, o óleo de lavanda é usado para prevenir várias infecções e combater distúrbios bacterianos e fúngicos. Pesquisas mostram que este óleo acelera a cicatrização de queimaduras, cortes, arranhões e feridas. Um estudo de 2016 realizado em ratos descobriu que o óleo de lavanda promoveu cicatrização de feridas na fase inicial, acelerando a formação de tecido granuloso (tecido da superfície da pele) e promovendo a síntese de colágeno.

  • Dica: Para aliviar queimaduras e cicatrizar cortes, arranhões ou feridas, misture 3-5 gotas de óleo de lavanda em ½ colher de chá de óleo de coco e aplique a mistura na área afetada. Para espalhar, você pode usar uma bola de algodão limpa.

4. Alivia dores de cabeça

É um dos melhores óleos essenciais para dores de cabeça. De acordo com um estudo publicado na European Neurology, pessoas que estavam lutando contra enxaquecas viram uma redução significativa na dor quando inalaram o óleo de lavanda por 15 minutos. Dos 129 casos de ataque de dor de cabeça, 92 responderam inteira ou parcialmente à lavanda.

  • Dica: um dos remédios naturais mais efetivos para de dor de cabeça é combinar 2 gotas de óleo de lavanda e 2 gotas de óleo de hortelã-pimenta com creme ou gel neutro e esfregar a mistura na parte de trás do pescoço e nas têmporas. Utilizar o óleo da lavanda em difusores, inalá-lo diretamente no vidro ou em um lenço, também pode ajudar a aliviar dores de cabeça.

5. Melhora o sono e a insônia

Por causa das propriedades sedativas e calmantes, o óleo de lavanda funciona para melhorar o sono e tratar a insônia. Um estudo de 2015 envolvendo 158 mães no período do pós-parto, mostrou que as mulheres que inalaram o óleo de lavanda antes de dormir, 4 vezes por semana durante oito semanas, apresentaram uma melhora significativa na qualidade do sono quando comparadas com aquelas que não utilizaram a lavanda.

  • Dica: Para melhorar a qualidade do sono, utilize difusores e espalhe o óleo de lavanda no seu quarto antes ou durante o sono. Além disso, você pode diluir algumas gotas em óleo de coco ou creme neutro e aplicar diretamente em seu pescoço, peito e têmporas. Tomar um banho adicionando 15 gotas de óleo de lavanda na banheira é outra maneira eficaz de usar o óleo de lavanda para melhorar o sono e relaxar o corpo.

Este e outros óleos essenciais, você encontra aqui no Oazen Spa!

Participe da nossa Comunidade de Relacionamento pelo WhatsApp. Por lá você receberá, 1 vez a cada 10 dias, dicas e novidades exclusivas da Naturóloga e Aromaterapeuta Gabriela Jaccoud.

Atenção: Não é grupo de Whatsapp. Trata-se de uma lista de transmissão na qual as mensagens enviadas aparecem somente para você, de forma individual e privada.

 

 

Compartilhe nosso conteúdo com seus amigos

Deixe seu comentário

* Campos obrigatórios