Você sabe o que é Aromaterapia?

Você sabe o que é Aromaterapia?

ESCRITO POR Gabriela Jaccoud

Muitas pessoas, diante do termo “Aromaterapia”, podem assumir uma visão reducionista em relação à prática. Isto porque o nome leva a pensar que trata-se de uma modalidade terapêutica baseada apenas em aromas.

 

No entanto, se entendermos a Aromaterapia como uma vertente da Fitoterapia, que por tanto tempo vem sendo difundida popularmente e cientificamente, compreenderemos melhor o seu potencial.

 

Algumas plantas medicinais desenvolvem, através de glândulas, tecidos, tubos ou outra determinada estrutura, substâncias orgânicas compostas de moléculas simples. Podendo se manifestar em forma de resinas ou óleos, alguns desses componentes exercem um papel importante no metabolismo vegetal.

 

Uma vez presentes nas raízes, caules, folhas e/ou flores, favorecem a regeneração de tecidos danificados, estimulam a formação celular e de leucócitos (aumentando as defesas imunológicas) e regulam a produção hormonal. Quando as células da planta liberam esses produtos no ar, desprendem um aroma específico e característico, pois estamos falando de substâncias altamente voláteis, os óleos essenciais.

 

Este aroma atrai insetos que atuam na fertilização do vegetal, assegurando a continuidade e multiplicação da espécie e mantendo ainda, contato com o ambiente e outros vegetais. Estudos mostraram que as plantas atacadas por microrganismos emitem mensagens aromáticas a outras plantas da mesma família, ainda não contaminadas, que então modificam, em um curto período de tempo, os componentes químicos destas suas moléculas aromáticas.

 

Os óleos essenciais se apresentam em quantidades variadas e, em determinadas famílias botânicas, são mais abundantes do que em outras. Há vários meios de extraí-los (destilação, prensagem, enfleurage, etc.) e muitas das propriedades fitoterápicas da planta permanecem quase inalteradas nos óleos, que então podem ser utilizados em favor de nossa saúde, combatendo patologias, neuropatologias e desordens emocionais. Devido a sua complexa composição química, apresentam propriedades estimulante, relaxante, antisséptica, afrodisíaca, digestiva, cicatrizante, analgésica, diurética, imunoestimulante, desintoxicante, entre outras muitas.

 

Aqui no Oazen Spa utilizamos óleos essenciais em nossos atendimentos e também os disponibilizamos à venda. Venha nos fazer uma visita!

 

Referências
Adão Roberto  da Silva – Aromaterapia em Dermatologia e Estética.
Shirley Price – Guia Prático de Aromaterapia: como usar os óleos essenciais para ter saúde e vitalidade.
Hermann N. A. Ulrich – Manual Prático de Aromaterapia.

Compartilhe nosso conteúdo com seus amigos

Deixe seu comentário

* Campos obrigatórios